A influência crescente do cinema e fotografia sobre a pintura como resposta à necessiade de recriação de movimento na pintura, ou a subversão irónica da teoria do cubismo e do seu inerente estatismo.
"In the typically playful, often associative and even cryptic notes, Duchamp calls the boundary between the realm of the Bride and that of her Bachelors "the garment of the bride," which may refer literally to her clothing but also figuratively to the boundary of her body or psyche. The "Glider" introduces chance to the scene, thwarting the Bachelors' efforts by sliding back and forth at random between them and the Bride, and powering the "Scissors," two gigantic blades which threaten the Eyewitnesses--three opticians' charts and a lens. Peering through this lens, one sees through the piece without being able to look at it at all; in this way the work argues, as much of Duchamp's work does, that visual perception alone fails to yield understanding. With so many obstacles between the Bachelors and the Bride who tempts them, it's no surprise that, as Duchamp suggests in his notes, the bachelors have to grind their own chocolate."
O passo seguinte compreendeu a execução de um conjunto de obras designadas por "readymades". Estes constituiam uma experiência, uma provocação, sendo o producto de um esforço consciente para quebrar todas as regras da tradição artística, de modo acriar uma nova forma de arte, que estimule não o olhar mas mente, provocando o observador e incitando-o a pensar.
Este conjunto de obras foi o prenûncio do movimento artístico designado Arte conceptual surgido nos anos 60 que defende a primazia das ideias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para a criar em lugar secundário.
- Em arte conceptual, a ideia ou conceito é o aspecto mais importante da obra. Quando um artista usa uma forma conceptual de arte, significa que todo o planeamento e decisões são tomadas antecipadamente, sendo a execução um assunto secundário. A ideia torna-se na máquina que origina a arte.
Sol Le Witt
A arte conceptual recorre frequentemente ao uso de fotografias, mapas e textos escritos (como definições de dicionário). Em alguns casos reduz-se a um conjunto de instruções escritas que descrevem a obra, sem que esta se realize de facto, dando ênfase à ideia no lugar do artefacto.
Links: Biografia, Arte conceptual, A Obra, Cronologia Virtual



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